OS SIGNIFICADOS DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
- Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão
- Dia da Primeira Missa
- Dia do Goleiro
- Dia da Primeira Missa
A descoberta do Brasil se deu próxima da Páscoa e isso influenciou boa parte da história da cultura nascente da cultura brasileira A primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (Bahia), foi um evento carregado de simbolismo.
A construção de um altar, mesmo que simples, representava a imediata intenção de estabelecer a fé católica na nova terra. Era um símbolo da presença de Deus e do início da cristianização do território e de seus habitantes.
A cruz, provavelmente de madeira, era o símbolo central do cristianismo, representando o sacrifício de Jesus Cristo e a Sua ressurreição A cruz estava vazia. Sua presença marcava a tomada de posse espiritual da terra em nome da fé cristã católica. O celebrante, Frei Henrique de Coimbra, representoua Igreja Católica. Os portugueses representavam a Coroa Portuguesa. Os indígenas observavam com curiosidade a cerimônia que prenunciava o encontro de culturas diferentes.[1]FREI HENRIQUE DE COIMBRA
A celebração da missa católica, tem como ponto central a consagração do pão e do vinho, que simbolizam o Corpo e o Sangue de Cristo, representando a aliança de Deus com a humanidade através de Jesus. As orações e os ritos da missa em latim, mesmo que incompreensíveis para os nativos, lhes dava a ideia da tradição e a autoridade da Igreja Católica. A escolha da praia, um espaço aberto e natural, pode simbolizar o início de uma nova história e a bênção divina sobre a terra recém-chegada aos olhos europeus até acreditaram ter encontrado o Jardim do Eden com os indígenas nus com Adão e Éva.
Compartilhe comigo que outras aplicações você tira desses fatos. Ampliemos as perspectivas cristãs em nossa história. Viva o Brasil!
- Essa mensagem responde à pergunta: Na gravura acima você pode identificar o simbolismo daquela primeira missa. Você já havia pensado assim?
- Aplicação para sua vida: Note na referência em Atos 27 e 28 a chegada do apóstolo Paulo em uma ilha deixou forte impressão não por algum culto, mas pela demonstração do poder de Deus naquelas circunstâncias.
[1] “Nativos ficam surpresos com Paulo. Picado por uma serpente venenosa não morreu como era esperado. 6Eles, porém, acreditavam que Paulo começasse a inchar ou que caísse morto de um momento para outro, mas, havendo esperado por muito tempo e observado que nada de anormal lhe acontecia, mudaram de opinião e passaram a exclamar que ele era um deus.” Aos 28:5-6 Leia todo o trecho começando em Atos 27:9 até Atos 28:11