OS OBJETORES DE CONSCIÊNCIA E OS CRISTÃOS
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses trêCRISTÃOSs pontinhos ao lado do autofalante.
- Dia Internacional dos Objetores de Consciência
- Dia Internacional das Famílias Dia Mundial do Desenhista
- Dia do Desarmamento Infantilobjetores
- Dia Mundial do Desenhista
- Dia do Desarmamento Infantilobjetores
- Dia Internacional das Famílias Dia Mundial do Desenhista
A objeção de consciência é o direito de um indivíduo de recusar-se a cumprir certas obrigações ou ordens que violem suas crenças morais ou religiosas.
Os objetores de consciência são indivíduos que se recusam a cumprir certas obrigações legais ou ordens, geralmente relacionadas ao serviço militar especialmente em situações de conflito armado, devido a convicções éticas, morais, filosóficas ou religiosas. Sus convicções os impedem de participar de atividades que consideram incompatíveis com seus princípios. As motivações podem ser pacifistas, religiosas, humanitárias ou éticas. Em alguns países, objetores de consciência podem cumprir um serviço civil alternativo, realizando trabalhos em áreas como saúde, educação ou assistência social. Objetores de consciência geralmente estão dispostos a enfrentar as consequências legais de suas ações, como prisão ou serviço civil alternativo.
Há os cristãos que tem objeção de consciência orientando-se por passagens que enfatizam a obediência a Deus acima da obediência aos homens.[1] No entanto os cristão recebem a orientação de obedecer às autoridades governamentais, a menos que essas autoridades exijam algo que viole diretamente os mandamentos de Deus[2]
A objeção de consciência é frequentemente levantada em questões como o serviço militar, o aborto, a eutanásia, vacinas e o casamento entre pessoas do mesmo sexo e outras variaveis. Cristãos que trabalham em áreas como saúde e educação podem enfrentar dilemas éticos relacionados a essas questões.[3]
Os cristãos primitivos, os Quakers e os Testemunhas de Jeová foram conhecidos por suas objeções de consciencia. É importante lembrar que o direito de exercer a objeção de consciência é legalmente garantido, mas não significa que os cristãos sejam obrigados a exercer esse direito.
A objeção de consciência é um direito fundamental que protege a liberdade de pensamento e de crença. Objetores de consciência desempenham um papel importante na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos. Voce precisa ter esta consciencia em mente e na prátca.
- Essa mensagem responde à pergunta: Quem são os objetores de consciência?
- Aplicação para sua vida: Os objetores cristãos são os que se negam a cumprir determinações legais, mas que contrariam o caráter do discípulo de Jesus.
[1] Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, que lhes disse: “Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem”. Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! Atos 5:27-29 outro exemplo é do profeta Daniel e seus amigos diante da ordem real de adorarem a su imagem. Leiam o que responderam. Em Daniel 3:17-18 e todo o capítulo.
[2] Esse trecho incentiva os discípulos de Jesus a obedecerem as leis. Leia o trecho citado e até o capítulo Romanos 13:1-7.
[3] “…Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: “Esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui, e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus”. Atos dos Apóstolos 17:6-7