VOCÊ É UM PROFISSIONAL?

iLUSTRAR O TEXTO

• Dia do Profissional Liberal

Qual é a sua profissão? Você tem prática, tem experiência, especializou-se em alguma atividade que caracteriza uma ocupação produtiva. Hoje o grande número de desempregados é uma prova de que diversas profissões deixaram de existir. As exigências para algumas profissões aumentaram. Também surgiram novas profissões que não contam com pessoas experientes, peritas.

Outro sentido de “profissional” é se você é alguém que desempenha com responsabilidade, competência, conhecimento, com idoneidade sua atividade produtiva. Para isso é necessário muito mais que apenas o diploma ou certificado. Isso exige prática, muita prática. É aqui, nesse ponto que está a diferença entre os profissionais. Tem muita gente que trabalha bem, mas não consegue trabalhar em equipe. Para trabalhar em equipe é necessário compreender a diferença entre competição e cooperação.

Competição é o esforço para mostrar que é melhor, sabe mais, que faz melhor do que os outros. Luta esforça-se apenas por si, pela sua área, sem noção do conjunto da obra. Cooperação é agir completando a tarefa de outros com as próprias habilidades. Cooperar é cuidar do entendimento entre os integrantes da equipe, ainda que cada um desempenhe tarefas completamente diferentes, mas complementares.

Por isso sua motivação para se aprimorar nas habilidades técnicas, nos seus conhecimentos atualizados e na cooperação, exige segurança íntima e consideração pelo próximo. Trata-se de uma condição na esfera humana. Agora, sua motivação pode ser o salário, o reconhecimento público. O que mais pode ser a motivação profissional?

Quem vive no Reino de Deus conta com a seguinte orientação: Quando você está em um emprego, obedeça de coração ao seu chefe imediato e as diretrizes da empresa. Não trabalhe apenas para impressionar a chefia. Atue como profissional, com zelo, cuidado como se trabalhasse para o próprio Senhor, Cristo Jesus, e não meramente para as pessoas. Esteja conscientes de que recebera do Senhor Jesus a recompensa da herança que é sua. É para Cristo, o Senhor, que você está trabalha!

Você percebe como essa motivação, firmada no amor relacional com Cristo Jesus é a força digna para o trabalho profissional de quem vê o reino de Deus? E dessa motivação que você precisa.

• Essa mensagem responde a pergunta: O que você entende pelo adjetivo “profissional”?
• Aplicação para sua vida: Avalie seu grau de profissionalismo na sua habilidade, conhecimento e relacionamento com a equipe!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?