VOLUNTARIEDADE E A FÉ

VOLUNTARIEDADE E A FÉ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional da Ação Voluntária
    • Dia da Cultura Racional

Você ainda se lembra de ter se apresentado como voluntário para uma tarefa?

A motivação central de um voluntário é a vontade de ajudar o próximo ou uma causa, sem esperar recompensa financeira. Essa disposição de colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar é fundamental ao voluntariado.

O voluntário se dedica à causa com responsabilidade, cumprindo os compromissos assumidos e dedicando tempo e esforço para alcançar os objetivos. Essa dedicação demonstra a seriedade do seu envolvimento.

A capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades é essencial para um voluntário. Essa sensibilidade permite que ele ofereça ajuda de forma mais clara e humana. Quando me lembrei do homem que foi pressionado a ajudar Jesus a carregar a cruz a caminho do calvário, ele não foi um voluntário. Sua motivação foi apenas submeter-se a pressão dos soldados para carregar a cruz que Jesus já não aguentava mais. Simão  fez o que era necessário, talvez para acabar logo e ir pra sua casa. No entanto colocou-se no lugar de Jesus na atitude típica de um voluntário e levou a cruz.[1]

Fiquei pensando o que aconteceu com esse homem ao saber os fatos da ressurreição de Jesus, dos discípulos pregando em Jerusalém o Evangelho e tudo o mais que aconteceu. Tornar-se cristão não foi por pressão ou culpa. Não sabemos se ele creu que a morte E RESSURREICAO de Jesus abriu a oportunidade para qualquer pessoa se reconciliar com Deus. Os pecados dos seres humanos contra Deus foram todos perdoados. Somente pela fé o pecador ou mesmo o Simão pode viver essa nova oportunidade.

Será que você entende que a porta para a reconciliação com Deus Pai o criador é acessível somente a quem crê voluntariamente nas promessas divinas e não pelos merecimentos pessoais?[2] Ou pressões sejam  íntimas ou sociais?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Como você diferencia um voluntário de alguém obrigado?
  • Aplicação para sua vida: Os filhos de Simão Cirineu eram conhecidos entre os discípulos. Nada mais temos de referência a este homem que ajudou a Jesus carregar a cruz.

[1] Mencionado no Evangelhos de Mateus, Marcos e também de Lucas. Mateus 27:32, Quem Era Simão Cirineu? Simão era de Cirene, uma cidade no norte da África, próxima à Líbia atual. A região tinha uma grande comunidade judaica, e é possível que Simão fosse um judeu helenizado, ou seja, influenciado pela cultura grega. Marcos 15:21 nos dá mais detalhes: ele era pai de Alexandre e Rufus.

[2] “Por elas(as promessas divinas), temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo.” 2 Pedro 1:4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?