CONVULSOTERAPIA E A CONVERSÃO A CRISTO JESUS!
- Dia do Protesto contra o Uso do Eletrochoque
- Dia do Paraquedista
Entre tantos males enfrentamos nessa vida há os que afetam o corpo e os que afetam a mente. Concorda? Ouça Mensagem para Hoje!
A mente envolve o devido exercício não somente do corpo, mas do modo de pensar, agir e sentir. Uma das terapias mais eficazes para casos de depressão severa e resistente a medicamentos está a eletroconvulsoterapia (ECT). A eletroconvulsoterapia é um tratamento médico que envolve a indução de convulsões controladas no cérebro através de pulsos elétricos. Apesar de ser um tema controverso e carregado de descrédito, desonra e no passado, associada a práticas antigas e controversas e até de tortura. Essa associação negativa pode dificultar a adesão ao tratamento para alguns pacientes.
A eletroconvulsoterapia, a ECT tem sido utilizada para tratar diversas condições psiquiátricas, principalmente a depressão resistente a outros tratamentos como a mania aguda, catatonia e depressão pós-parto. É uma opção para pacientes com alto risco de suicídio: A ECT não é um tratamento para todos e deve ser considerada em conjunto com outros fatores, como a gravidade da condição do paciente, os riscos e benefícios individuais e as preferências do paciente.[1]
O evangelho de Cristo Jesus não consiste no uso de técnicas humanas e recursos científicos. A transformsção que o evangelho de Cristo Jesus produz na mente humana, comportamento e valores se dá através do ouvir e compreender a reconciliação com o Criador pela fé do que Cristo é, ensina e faz.[2] O evangelho é o poder de Deus e não da ciência ou recursos humanos. O Evangelho é o poder de Deus agindo nas capacidades conscientes da mente humana, contaminada pela rebelião contra Deus Pai, o Criador. Do pecador que cre em Cristo Jesus.
[1] Instituto de Psiquiatria do Rio de Janeiro: https://institutodepsiquiatriapr.com.br/blog/eletroconvulsoterapia-o-que-e-como-funciona-quais-os-riscos/ e Vittude: https://www.vittude.com/blog/terapia-eletroconvulsiva/ em 11/10/2024
[2] Vocês também sabem que fiz tudo para ajudar vocês, anunciando o evangelho e ensinando publicamente e nas casas. Eu disse com firmeza aos judeus e aos não judeus que eles deviam se arrepender dos seus pecados, voltar para Deus e crer no nosso Senhor Jesus. Atos 20:20-21 Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de 62 d.C.