JESUS E OS DEFICIENTES QUE ENCONTROU

JESUS E OS DEFICIENTES QUE ENCONTROU
Clique NA FLEXA ACIMA e ouça o áudio do texto abaixo.
Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física
    • Dia nacional de prevenção da Obesidade
      • Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo
        • Dia internacional da Menina
          • Dia do Teatro Municipal

Você se lembra do nome de alguém que tem uma deficiência física? Pense nela enquanto conversamos a respeito em Mensagem para Hoje.

Ele tinha cinco anos de idade quando chegou a notícia de que seu avô e seu pai, Saul e Jônatas, haviam morrido na guerra. Sua babá o apanhou e fugiu, mas, na pressa, ela o deixa cair e eis que ele ficou manco. Seu nome era Mefibosete[1]. Este fato narrado na Bíblia mostra que as deficiências físicas sempre aconteceram na história pelas mais diversas razões.

A nação brasileira tem muitos cidadãos presos em suas deficiências físicas sem acesso as condições dignas de acessibilidade. Você sabe de algum cego que não lê em braile, amputados sem próteses, paraplégicos sem cadeiras de rodas, surdos sem aparelhos auditivos? Esses e outros estão privados do acesso a espaços públicos e privados, sem tecnologias assistivas para  a inclusão em atividades cotidianas.

Jesus encontrou diversos deficientes físicos, vivendo na mendicância ou a margem da vida social. E não curou a todos que existiam mas somente com as quais se encontrou. Alguns experimentaram da ação divina no próprio físico e a maioria no próprio espírito, isto é, na reconciliação com Deus Pai, o Criador. Conheceram os efeitos transformadores da fé de Cristo Jesus.[2]

Hoje o Criador aconselha: “Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, antes, seja curado[3].

Coloquemos os recursos disponíveis aos deficientes. O Evangelho de Cristo Jesus trás a restauração de uma viva esperança, com dignidade eterna e intimidade com Deus Pai . Esta é a “cura” completa.

  • Resposta a pergunta: Qual o princípio que orienta o cristão em relação ao deficiente físico?
  • Tarefa para Hoje: Aproveite as oportunidades que surgem na sua vida para apoiar os deficientes em sua escalada para a dignidade como Deus permite.

[1]  Samuel foi o líder de Israel no período compreendido entre os Juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei. 2 Samuel 4:3b

[2] Todo capitulo 12 da carta aos Hebreus (Nova Aliança- Novo Testamento) 1. Perseverança na Corrida da Fé (Hebreus 12:1-3), livrando-se  de todo pecado que como peso atrapalha  o caminhar, 2. Disciplina de Deus (Hebreus 12:4-11) Deus disciplina seus filhos para o seu bem. Embora dolorosa no momento, resulta em paz e frutos de justiça.  3. Santidade e Paz (Hebreus 12:12-17) incentiva os crentes a buscar a paz com todos e a santificação, pois sem ela ninguém verá o Senhor. 4. A Nova Aliança em Cristo (Hebreus 12:18-24) A comparação do temor da antiga aliança com a alegria e a segurança da nova aliança com Deus Pai através de  Cristo. 5. Advertência Contra a Rejeição de Deus (Hebreus 12:25-29) advertência para não recusar a voz de Deus. é um fogo consumidor e que o reino de Deus, diferentemente das coisas terrenas, é inabalável. Isso ressalta a necessidade de reverência e temor a Deus.

[3] Esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do  no ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos. Hebreu 12:1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?