A VERDADE DIVINA E O RISO HUMANO

A VERDADE DIVINA E O RISO HUMANO
Clique NA FLEXA ACIMA e ouça o áudio do texto abaixo.
Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Mundial da Paralisia Cerebral
    • Dia Mundial do Sorriso
      • Dia do Tecnólogo

Hoje quando você sorriu ou deu alguma risada certamente presenciou alguma situação especial, lembrou-se de algo que lhe trouxe descontração por alguns instantes. Então ouça Mensagem para Hoje.

O riso humano revela com VERDADE a reação complexa que se expressa no corpo humano.[1] Ele envolve músculos, químicas, nas emoções, ao ouvir, ver ou sentir. Sua cultura, seus valores morais, éticos e espirituais estão presentes no seu sorriso. Note, que não é qualquer situação que faz você rir!  O seu riso expressa muito de suas VERDADES. O riso é gerado no cérebro, principalmente no sistema límbico, que está envolvido no controle das reações.

Claro que você pode ter sorrido ao ouvir alguém falando da fé em Cristo Jesus. Pareceu-lhe pura inocência ou superstição ou uma lembrança de alegria divina vindo do Espírito.

No livro de Salmos lemos como seres humanos expressam seus temores, tristezas, alegrias, iras e pecados diante de Deus Pai.[2] Atribuem ao Deus Criador expressões humanas. Nas duas passagens lemos que Deus ri em resposta à insensatez ou aos planos inúteis dos rebeldes e das nações que se opõem a Ele e Seu Ungido. O riso de Deus, expressa, nesses casos, Sua soberania e o caráter fútil das tentativas humanas de resistir ao Seu plano.

Deus Pai não considera os ímpios, pecadores engraçadinhos, criativos em sua “sincera” rebelião.[3]  A verdade divina é que o Criador dará exatamente o que os incrédulos pedem:  uma condição em que não poderão receber qualquer esperança, socorro ou segurança divinos. Isso durará por toda a eternidade.

Jesus é a VERDADE DIVINA o caminho, de ética e valores morais para alguém receber a vida com Deus. Você já sorri nessa reconciliação com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus? Aleluia!

  • Resposta a pergunta: O que significa o riso?
  • Tarefa para Hoje: Como é importante não ser motivo de riso do próprio Deus! É a alegria de Cristo Jesus em sua vida é que alegra o Pai Celeste. É quando Deus sorri para você!

[1] “Ora Abraão e Sara já eram idosos, com idade muito avançada; e em Sara, o ciclo mensal das mulheres já havia cessado. 12Riu-se, portanto, Sara em seu íntimo, considerando: “Agora que estou velha e velho também está o meu senhor, como ainda teremos prazer sexual?” Gênesis 18:1º-12

[2] “Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. 2 Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. 5 Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.” Salmos 126:1,2,5,6 – Bíblia Online – NVI

2 Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. Salmo 126:1-2 

[3] O ímpio conspira contra o justo e range contra ele os dentes. 13O SENHOR, porém, dele se ri porque vê chegando seu dia. Salmos 37: 12 4 “Do seu trono celeste, o SENHOR põe-se a rir e a ridicularizá-los. 5E no seu devido tempo os repreenderá com ira, e em seu furor os confundirá de pavor…” Salmo 2:4-5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?