O FEIRANTE E A FEIRA DA CULPA

O FEIRANTE E A FEIRA DA CULPA
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Careta
    • Dia do Soldado
      • Dia do Feirante
        • Dia do Catequista

Quando vou á feira com minha esposa vejo aquela variedade de produtos. Peixe, hortaliças, pasteis, caldo decana. No entanto quando compro ovos em uma das duas bancas surge o desejo de comprar ovos dos dois feirantes. Sei que os dois precisam vender para sobreviver, No entanto tenho que escolher comprar apenas de um. Então enfrente uma leve culpa por não comprar do outro.

Será que você enfrenta situações assim na sua vida? A culpa como uma fatura, como uma dívida moral quer que todos tenham sucesso na vida. Então me perguntei: Havia muitos doentes, cegos, leprosos nos dias de Jesus como ele enfrentou o desafio de escolher alguns e deixar outros?[1]

Jesus nos orienta a amar a Deus sobre toda criação e o próximo como a nós mesmo, lembra?[2] A desigualdade social é gritante a cada dia. Para você decidir quem ajudar quando tem possibilidades precisa apresentar-se a Cristo Jesus decidindo, junto com ele, quem deverá ajudar. Sem esse critério qualquer cristão fica sem condições de exercer uma ajuda consciente que pode ir além de somente dar dinheiro. Alguém sem critérios adequados facilmente utilizará o dinheiro para atender sonhos e não necessidades reais. [3]

Entenda como sua sintonia com Cristo Jesus é muito mais rica e profunda que somente suas próprias necessidades. Seguir a Jesus é tornar-se alguém que coopera com Deus Pai nas atuações dessa vida. Essa não é uma atuação meramente institucional, mas pessoal. Muito mais que apenas uma esmola mas uma compreensão mais ampla das reais necessidades daqueles que decide apoiar no caráter de Cristo Jesus. Assim você coopera com Deus!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Já notou quantas situações durante um dia despertam a culpa em sua mente e coração?
  • Aplicação para sua vida: Aprenda a encarar seus erros, culpas e responsabilidades segundo os critérios de Cristo Jesus e encontrará descanso para sua alma.

[1] 25Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; 26E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. Lucas 4;25-26

[2] “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.”  Mateus 22:37-39  

[3] “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.” Mateus 10:37

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?