SUMULA, IBGE E UMA ORAÇÃO

SUMULA, IBGE E UMA ORAÇÃO
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Aniversário do IBGE
    • Dia do Estatístico
      • Dia do Geógrafo

Enquanto você e eu assistimos a um jogo de futebol, por exemplo, além do juiz, há uma comissão anotando cada acontecimento da partida. O relatório completo dos gols, substituições, advertências são apenas alguns dos dados anotados na súmula. A administração de campeonatos conta com esses relatórios além do relatório do Juiz da partida.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também anota dos dados importantes do que acontece em nosso país. Por isso o IBGE fornece informações importantes para o planejamento político, social, econômico e religioso do país.

A súmula conta gols e o IBGE conta pessoas. Cada tipo de fato exige um critério para ser quantificado, avaliado, verificado. Agora surge a questão de como ou quem conta suas realizações na vida? Como você faz a súmula da sua vida? Um dirigente de nação orou assim: “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias para que adquiramos real sabedoria[1].” Esse dirigente pede que o próprio Deus de seus antepassados lhe ensine a avaliar suas próprias realizações nas partidas da vida da nação. Os critérios são divinos e não meramente humanos ou políticos. A vida, as ações na vida são avaliadas segundo critérios divinos. Imagine!

Não se contam as realizações na vida para mostrar meramente os números ou quantidades. Contar as realizações na vida permite entender o valor e necessidades reais da existência pessoal e comunitária. O impacto de cada ação na própria pessoa, nos outros, na sociedade e na história. A devida valorização dos fracassos ou sucessos segundo critérios divinos é o que lhe dá sabedoria para a existência. Fora disso restam somente arrogância ou desânimo, corrupção ou revolta.

A medida que você conhece como Deus valoriza os acontecimentos da sua vida, como avalia devidamente os fracassos e sucessos você tem acesso a sabedoria divina[2]. E você ainda descobre como Deus lhe ama. Então sua vida tem uma dimensão que vai além da mera existência humana. Ela tem um alcance divino, no relacionamento do ser humano com o próprio Deus Pai.

  • Aplicação para sua vida: Amargurado ou humilde é o resultado final. Avaliar a vida com Deus nos faz conhecer a verdadeira humildade.

[1]Salmo 90:12 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

[2] Lucas 12:15 Então Jesus lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?