TRISTEZA, A DANÇA DOS ARREPENDIDOS
- Dia Internacional da Dança (Balé da CiTYsp).
Você já assistiu a alguma apresentação de balé? Os gestos querem nos transmitir os pensamentos e sentimentos da alma, da vida, do tema apresentado. Convido você a fazer uma breve visita a essa arte. Acesse e assista pela internet ou ao vivo.[1]
Presente atenção aos passos do balé que expressam a tristeza, o lamento pela perda de uma esperança frustrada. Lembre-se que a tristeza é muito mais que um mero sentimento. Ela vem juntamente com a consciência da perda importante que alcançou as várias esferas da vida, da existência. E quando essa tristeza não encontra uma fonte capaz de saciar a sede de significado e de pertencer a alguém, faz morrer a vontade de viver. Essa é uma tristeza que Deus Pai chama de tristeza produzida pela vida no mundo, nesse sistema que não tem realidade de comunhão eterna com o Criador.
Agora aqueles que reconhecem que não aproveitaram as oportunidades da vida de modo a glorificar a Deus e que ainda não submetem sua vontade a Cristo Jesus, esses experimentam a tristeza segundo Deus, sabe por quê? Essa tristeza de arrependimento para com Deus nos conduz a fé, a confiança depositada na pessoa de Cristo. Ele é a última esperança que não mata, não morre mas traz vida de comunhão com o Criador;
É esse arrependimento para com Deus que transforma a tristeza naquela alegrai que vem de uma reconciliação, do perdão e do relacionamento filial com o Criador. Então a dança terá novos movimentos inspirados na alegria de reconciliação com Deus.[2] Você já dança assim?
- Resposta a pergunta: Já notou os gestos no balé que expressamos mais diversos sentimentos?
- Tarefa para hoje: A tristeza do arrependimento para com Deus nos leva a viver, e “dançar”, de uma nova maneira.
[1] Coreografia Dança Contemporânea-Lovely-(Billie Eilish) https://www.youtube.com/watch?v=46YkxNdBED8
(versão moderna hip hop) Se ela dançável danço SBT john Lennon A morte do Cisne
( versão clássica)Bolshoi Brasil – A morte do Cisne | Dying Swan https://www.youtube.com/watch?v=xGNH3tzRwtA
[2] Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre. Salmos 30:11-12 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas em várias datas até a mais de 200 anos a.C. Conhecido como “O livro dos louvores”.