ANSIEDADE, CASAMENTO E O ALCOOLISMO!
- Semana Contra o Alcoolismo
- Dia Mundial do Casamento.
- Dia de Charles Darwin
- Dia Mundial do Casamento.
Quem percebe os prejuízos causados no relacionamento familiar, conjugal, social e profissional causado pelo cônjuge vive os níveis mais diversos da ansiedade, conhecida por codependencia. Antigamente se dizia “ quando você casar sara”. A dependência química revela que a união conjugal não é remédio infalível para curar um dependente da bebida alcoólica, por exemplo. Aliás é dentro da intimidade conjugal que os vícios revelam a capacidade de roubar, matar e destruir planos, capacidades, afetos e esperanças.[1]
Quem convive com um alcoolista ou alcoólatra percebe como subestimou o poder descontrolado desse hábito na vida do outro que aprendeu a amar. Muitos já descobriram que choro, bronca, promessas, ameaças, dar várias chances, funcionam cada vez menos. O dependente químico esconde suas recaídas até “o dia em que a casa cai“. O caminho mais comum é culpar alguém começando pela família, depois o cônjuge, o trabalho. Procura-se culpados ao invés de soluções enquanto a ansiedade continua causando até doenças físicas e fatais.
A ansiedade saudável tem o foco no aqui e agora, com vistas ao resultado futuro. A ansiedade sem controle ignora o aqui e agora, não trabalha com o presente e considera somente os temores futuros. São os limites divinos que trazem o poder para colocar a ansiedade descontrolada, dentro de limites saudáveis. Isso não acontece quando o dependente químico abandonar o vício, mas quando você, como codependente permitir que Cristo Jesus entre na sua vida. Sim na SUA VIDA.[2] Sem Cristo Jesus, o justo limite divino para relacionamentos humanos na sua vida será desperdiçada. Cristo Jesus vem para dar a vida que Deus Pai abençoa e você precisa. Seu cônjuge é outra conversa!
- Resposta a pergunta: É somente o alcoolismo do cônjuge que dificulta o relacionamento conjugal?
- Tarefa para hoje: Hoje é o momento de você como cônjuge, que vive a sobriedade precisa cuidar de sua ansiedade como uma dependência prejudicial á sua vida.
[1] “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10. Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
[2] “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” ¹¹ Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10 9 Ibidem