COMPOSITORES OS SALMOS E VOCÊ

COMPOSITORES OS SALMOS E VOCÊ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia dos Adultos
    • Dia Mundial  do Compositor

Você se lembra de algum amigo que tem a facilidade de compor melodias? Ou já escreveu alguns versos de poesia? Pois é há compositores que criam a melodia e outros que só escrevem a letra. Essas duas vertentes artísticas se unem e criam melodias com letras que expressam com palavras e som a alegria, a diversão e prazer ás pessoas. Claro que o compositor é um elemento importante no entretenimento

O compositor canta sobre seus valores populares e as raízes de seu povo, do seu grupo, da sua região.

Os compositores também utilizam suas melodias e letras para expressar opiniões a respeito dos problemas, refletir sobre questões sociais e transmitir mensagens importantes sobre problemas humanos e sociais.

O impacto emocional e terapêutico das melodias e letras despertam emoções como a alegria, a tristeza, a raiva, o amor, a esperança, a dor e desilusão. Composições assim também tem efeito terapêutico ao verbalizar com sons e palavras o estado da alma humana.[1]

Você pode notar na bíblia a narrativa musical e poética do povo de Deus.[2] Eles cantam o louvor, mas também o lamento pela disciplina. A Esperança quando levados para outras terras, o arrependimento e a esperança que Deus sempre sopra no íntimo dos seus filhos mesmo nas dificuldades.[3] Ainda que melodias se percam, novas são feitas ainda hoje.

Você já tem ao menos 3 trechos de Salmos com músicas contemporâneas decoradas em sua mente? Ahh, experimente nos próximos meses colecionar ao menos 3 trechos de salmos com música para o seu coração, alma e espirito.

  • Resposta a pergunta: O que você descobriu quando  avaliou sua preferência por certos compositores e seus músicas e letras?
  • Tarefa para hoje: A dimensão terapêutica da música explica também seu lugar nas expressões do culto que o ser humano presta á divindade.

[1] ²² Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.  1 Samuel 16:22,23

[2] ¹⁹ Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19

[3]  A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?