O TEATRO DO INCRÉDULO AO CONVITE DIVINO
Você já presenciou as brincadeiras de “faz de conta” das crianças? Já me vi cortando um bolo invisível servido por uma menina de3 anos. Eu participava com ela brincando de casinha. Já participei de polícia e bandido, sendo preso por aquele garoto de 4 anos. Adivinha quem era o bandido. Exatamente: eu!
Essas são as primeiras expressões do teatro e funcionam como ensaio das tarefas e valores da boa educação. Quando adultos, assistimos peças que nos levam a viver os dramas em palcos ou novelas onde histórias nos fazem avaliar a vida e prática da ética e da moral nos mais variados assuntos.
Quando Jesus demonstrou a incoerência da raça humana contou uma parábola em que retratava as típicas brincadeiras de crianças. Para atrair outros amiguinhos brincaram primeiro de festa de casamento. Mas os amiguinhos se recusaram a participar. Então brincaram de funeral. Os amiguinhos também não concordaram em participar. Jesus menciona as cidades que recusaram as manifestações divinas e mesmo, naqueles dias quando declarou: “… veio João, o batista, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores”.1
Quantas desculpas o ser humano encena diante de Deus.2 O pecador age como se estivesse em um teatro recusando reconciliar-se com o Criador Quem reconhecer a própria incredulidade e como essa rebelião perverte o que ouve do amor divino, revelado por Cristo Jesus, pode ser salvo ainda hoje ao recebe-lo como Salvador e Senhor é salvo ainda hoje.
Essa mensagem responde à pergunta: Notou como as desculpas para os pecadores rejeitarem a reconciliação com Deus se assemelham a brincadeiras de criança?
Aplicação para sua vida: Tenha bem claro na sua mente e coração em que consiste o convite divino ao pecador para reconciliar-se com Deus Pai!
1 ”pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio’. 19Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham”. 20Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.” Mateus 11:18-20 : Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
2 “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:23-25 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.