SEPARAÇÃO ENTRE O ESTADO E A RELIGIÃO
- Dia da Proclamação da República
Quantas pessoas você já ouviu dizer que não gostam de política? Fico com a impressão que confundem política com políticos.
Desde a antiguidade da história humana a política se refere ao relacionamento de pessoas que se organizam para viver dentro de um mesmo espaço geográfico. E um dos registro deste tipo de organização política aconteceu na cidade de Atenas e este sistema ficou conhecido como “democracia ateniense”. Bem antes deles os impérios existentes tinham na religião a base dos valores morais e legais da sociedade.
Quando no Brasil proclamou-se a república foi anunciado que a religião não manda no estado e o estado não manda na religião1. O estado, como se diz é laico. O Estado laico não proíbe a conversa pacífica entre as religiões praticadas no país em busca de consenso e valores que prezem pelo bem comum da nação. Isso exige que cada cidadão participe com respeito de diálogos políticos e religiosos ao invés de delegar todos esses trabalhos somente aos políticos eleitos.
Você notou o desafio de cada cidadão! Ele expressa sua religião e defende seus valores morais e religioso através dos partidos políticos existentes. A política e a religião têm uma esfera em comum embora sejam diferentes porque participam da vida diária, do cidadão, de suas escolhas. A orientação cristã esclarece: É por isso também que vocês pagam impostos. Pois, quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus. Portanto, paguem ao governo o que é devido. Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades.2 Você precisa viver sua espiritualidade com cidadania.3 Você consegue?
Essa mensagem responde à pergunta: Quais as implicações da Proclamação da República brasileira para a espiritualidade cristã?
Aplicação para sua vida: O cristão participa da política como cidadão segundo a orientação do Espirito de Deus.
1 Jesus respondeu: “De César”, responderam eles. E ele lhes disse: “Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” Mateus 22:21 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
2 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo. Romanos 13:6-7 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
3 “Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. ” 1 Pedro 3:16 : Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69