O CORAÇÃO DA JUSTIÇA E DO PERDÃO

O CORAÇÃO DA JUSTIÇA E DO PERDÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Coração
    • Dia Nacional do Trânsito
      • Dia Nacional da Juventude
        • Dia do Auditor da Justiça Desportiva

Você, toma mais decisões com o coração ou com a razão? A crendice popular diz que o coração é nosso centro emocional.[1] Hoje já se sabe que  é o cérebro que comanda tanto o modo de pensar, o raciocinar, quanto as emoções que nos fazem vibrar com o que acontece á nossa volta.

Quando então você quer compreender como lida com a justiça, com o perdão e as implicações de qualquer relacionamento precisa perceber como funcionam  seus 5 sentidos, seu valores morais e espirituais bem como a fé seja qual for sua religião.

Do ponto de vista filosófico, o sentimento de Justiça é uma função importantíssima da consciência humana. É por ela que um ser humano tem  uma capacidade de perceber o que faz o bem e o mal ,  e o que causa, quando é justo e injusto.

Quando acontece um desequilíbrio, uma briga, surge a falta da harmonia entre seres humanos o organismo humano sinaliza com  indignação, o inconformismo, e  busca pela restauração da harmonia através dos meios que tem  para restaurar o equilíbrio entre o que pensa e o que faz.[2] Ai está o coração da justiça.[3]

O coração do perdão,[4] está no desejo de manter um relacionamento de segurança, com confiança e amor, justamente com a pessoa que acaba que quebrar alguma condição básica da relação justa. Como cada ser humano tem diferenças entre si no modo de pensar, sentir, agir, nos hábitos e preferências, precisa encontrar caminhos para conciliar os conflitos.

Deus e Pai de Cristo Jesus são referências fundamentais para restabelecer os caminhos da justiça e do perdão. É o Criador Triuno o próprio coração da justiça e do perdão. Fora dele não há coração, nem justiça, nem perdão. Você já crê assim?

  •  Resposta a pergunta: Onde está o coração da razão e da emoção?
  • Tarefa para Hoje: As emoções não são autênticas pois  tem sua fonte no caráter, nos valores e personalidade de cada ser humano. Não se deixe iludir pela confusão!

[1] https://www.amato.com.br/de-que-maneira-o-coracao-esta-relacionado-com-as-emocoes/

[2] https://mundodosfilosofos.com.br/justica-como-entende-la/

[3] ²⁰ Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. ²¹ Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. ²² Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo. ²³ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.  Provérbios 4:20-23 Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

[4] ⁹ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

¹⁰ Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.  Jeremias 17:9,10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?