SÍMBOLOS NACIONAIS E ESPIRITUAIS

SÍMBOLOS NACIONAIS E ESPIRITUAIS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia dos Símbolos Nacionais
    • Dia Nacional da Televisão, no Brasil

Sua fotografia , seja ela pequena ou grande, colorida ou em branco e preto, é um símbolo de você. É por isso que sua fotografia está na carteira ou em um quadro junto de quem gosta de você. Também é a sua foto que é picada, rasgada, quando alguém está com raiva de você. O símbolo representa, é uma imagem sua embora não seja você pessoalmente.

Os símbolos nacionais brasileiros são as Armas (aquele brasão), o Selo, a Bandeira e o Hino Nacional. Está definido por lei quem, como, onde e quando esses símbolos devem ser usados. Esses símbolos devem ser utilizados com respeito, afinal são imagens, mas não são o próprio Brasil, percebe?

Durante a história depois de Cristo surgiram vários símbolos, mas há duas expressões da fé na pessoa e obra de Cristo que não são devidamente valorizados: O batismo como confirmação do arrependimento[1] e a Ceia do Senhor, ou a Santa Ceia como proclamação da volta de Cristo e a comunhão com Ele no sacrifício no pão partido e ao preço de uma nova aliança no seu sangue com o cálice de vinho. com todos que creem assim[2].

O ser humano pode ser uma imagem ou símbolo de Deus, mas somente Cristo Jesus é o próprio Deus encarnado[3]. É essa realidade que faz toda diferença na vida, ressurreição e morte de Jesus.

  • Resposta á pergunta: Qual é a relação do símbolo, da imagem com a realidade que representa.
  • Tarefa para Hoje: Veja em Jesus, não apenas a personificação de virtudes, mas o próprio Deus inserido na realidade do ser humano.

[1] ³⁸ E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2:38: Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de  62 d.C. 

[2] Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

²⁴ E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Coríntios 11:23,24 ²⁵ semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim…Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 

1 Coríntios 11:25,26 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.   responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo

[3] Mateus 1:23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é Deus conosco. ” : Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?