O PAI E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO FAMILIAR

O PAI E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO FAMILIAR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Patrimônio Histórico

“Por que você agiu assim?” –“É porque eu tive um pai…” –“É porque minha mãe…” Não é difícil ouvir pessoas explicando suas próprias atitudes como consequência da educação que tiveram de seus pais ou melhor do seu patrimônio histórico familiar. É comum responsabilizar a educação rígida. Que educação rígida foi essa que ao invés de produzir alguém rígido formou alguém sem compromisso com valores definidos e responsabilidades?

Bem sei que muitos pais cometeram erros no relacionamento com seus filhos. Hoje esses filhos reconhecem como foram tratados injustamente. Na verdade, um dos escritores bíblicos declara: Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.[1] A injustiça presente na natureza humana produz injustiças de todos os tipos nos relacionamentos familiares e sociais.

Mas desde que alguém reconhece que foi tratado injustamente pelos pais, por qual motivo comete outros erros ou repete os mesmos ? Certamente o erro de agora não é mais culpa dos pais, mas de quem está agindo hoje, agora de modo injusto.

Deus prometeu a mais de 400 anos antes de Jesus, que na nova aliança cada um sofreria as consequências do próprio pecado. Os filhos não sofreriam as consequências do pecado dos pais, nem os pais sofreriam as consequências do pecado dos filhos. Portanto hoje se alguém quer justificar seus erros culpando seus pais precisa saber que Deus não aceita essa justificativa. Através do profeta Ezequiel Deus diz : Eis que todas as almas são minhas: como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. [2]

Não se deixe enganar! Corrija suas atitudes. Abandone o erro de seus pais. Permita que Jesus  guie você no modo de educar seus filhos e a si. Então você colherá os frutos de uma nova maneira de viver, agir e pensar. Até logo.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Será real justiça explicar cada erro pessoal responsabilizando os pais?
  • Aplicação para sua vida: Atente a justiça divina: cada um responde pelo próprio pecado e não pelo pecado de outro, seja quem for.

[1] Salmo 51 Todo o capítulo

[2] Ezequiel capítulo 18:4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?