O “SACERDOTE” DO LAR?

O “SACERDOTE” DO LAR?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  •  Dia do Padre
    • Dia das Vocações Sacerdotais

Como está a  harmonia dentro do seu lar? A expressão “lar” vem do nome dado aos deuses romanos e etruscos que protegiam a casa em que moravam os integrantes de uma família. Hoje o exato lugar onde fica  o fogo para cozinhar e aquecer o local tinha o nome de LARES.[1] Na antiguidade o pai da família era o sacerdote que mediava o relacionamento de todos na casa com tais deuses.

Ainda nos dias em que o Novo Testamento era escrito a conversão do chefe da família levava a todos em sua casa a essa nova crença e toda sua casa era convertida.[2]. No entanto a medida que o evangelho se desenvolvia a conversão pessoal foi mostrando sua característica divina. E quando alguém recebia a Cristo e não servia mais aos deuses familiares sofria toda sorte de consequências, como vemos hoje entre as religiões existentes. Ainda que os chefes de família fossem convertidos tinham que lidar com os membros da família que tinham sua própria fé, antiga.

Diante desse quadro é bem a propósito que o marido, ou chefe da casa, como cristão, não tem as características dos sacerdotes da casa, ou da família. Ele tem sim um exemplo pessoal, de referencia e conta com a direção divina para influenciar a todos a conhecerem a comunhão com Deus pela fé pessoa e exclusiva em Cristo Jesus. Sabemos que a conversão, a fé cristã, não é ordenada por quem quer que seja, mas é ação divina mediante o anuncio do evangelho com a palavra e a própria vida.

Utilização errada de termos bíblicos produzem expectativas que não se cumprem. A conversão dos filhos dos cônjuges a Cristo é ação divina e não de algum outro poder, ainda que familiar. Você tem isso claro no seu íntimo? Aleluia! Continuemos a ensinar tudo o que Jesus nos deixou, essa é nossa responsabilidade. A conversão a Cristo é ação divina!

  • Essa mensagem responde à pergunta: De onde pode ter vindo a expressão de que o pai é o sacerdote do lar?
  • Aplicação para sua vida: O pai é o responsável pela espiritualidade cristã no lar como exemplo para esposa e filhos. Somente Cristo é o sacerdote de cada um diante de Deus Pai.

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Lar

[2] Por essa tradição tanto o Carcereiro de Felipos³¹ [E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

³² E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, levou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.] Atos 16:31-34 quanto Lídia comerciante de tintas para tecidos[ E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”] Atos 16:14,15]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?