A FÉ DE CRISTO JESUS E A CIENCIA
- Dia dos Conselhos de Enfermagem
- Dia Do Engenheiro Florestal
- Dia Mundial de Malala
- Dia Do Engenheiro Florestal
Qualquer dia desses você verá uma panela com água fervendo. A água está em ebulição. As bolhas saltam na superfície da água, evaporando. Por que a agua nessa chaleira está em ebulição? Se você chamar um cientista para explicar esse fato ele dirá: Esse é o resultado da conversão e transferência de energia gerada pelo fogo que está embaixo da panela, sobre a água que está nela. O famoso cientista Dawkins explicaria esse fenômeno corretamente. A ciência explica isso assim.
Uma resposta sobre isso em um sentido é verdade, mas é apenas parte da resposta. E precisamos da resposta completa. Outra resposta pode ser dada em um nível diferente: a água na panela está fervendo ou em ebulição, porque eu a coloquei para fazer uma xícara de chá. Diga-me: qual dessas respostas está correta? A primeira resposta, científica significa que a segunda deve estar errada? Ou são, cada uma delas, partes de um quadro mais amplo?
Estas respostas são diferentes, mas ambas são verdadeiras, ambas são complementares, e não competitivas. Uma descreve o que acontece e a outra explica o propósito do fato. Existe um sentido em que cada uma é incompleta sem a outra.[1]
A ciência descreve bem o que tem em mãos, mas não pode dizer o propósito e o valor da descoberta dentro do quadro maior do que existe para a vida humana.
Um método de pesquisa designado para um propósito não funcionará para outros. Ele simplesmente nos torna cegos para tudo o que está fora de sua própria esfera de competência. A ciência não pode detectar significado. Contudo, isso não significa que não existe significado a ser detectado. Somente Cristo Jesus tem a resposta.[2]
Essa mensagem responde à pergunta: Como a espiritualidade cristã se reflete na atenção ás florestas?
- Aplicação para sua vida:Somente a devida adoração a Deus Pai, revelado por Cristo Jesus dá ao ser humano critério justo para tratar das florestas e da natureza.
[1] MCGRATH, Alister. Ciência, inteligibilidade e coerência: a visão cristã da realidade. Unus Mundus, Belo Horizonte, n. 2, jul-dez, 2023.
[2] O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Colossenses 1:15-18 Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida. Paulo escreve esta carta durante o seu segundo e último encarceramento.