QUANDO A BOA INTENÇÃO NÃO É SUFICIENTE!
- Dia Do Bombeiro Brasileiro
- Dia Do Hospital
Ah! que bom, que você está ai! Uma das primeiras providencias, ao prestar os primeiros socorros é “não remover a vítima. Constatou-se que no desejo de ajudar a vítima os socorristas causavam graves lesões por ignorarem a gravidade dos ferimentos. Quantas vezes você foi ajudar alguém e acabou causando problemas e até ferimentos em si e na vítima! Experiências assim não justificam as omissões. Como é possível sofrer com as críticas e rejeições em situações assim. As cicatrizes de experiências desta natureza ficam na mente e na alma. Quanta gente hoje apaga o fogo da alegria própria e dos outros com as águas da amargura, do ressentimento, da ira ou da indiferença por frustração em ajudar outros. Se você já passou por isso, preste atenção! O caminho é buscar o devido conhecimento e treinamento.
Quem Não é bombeiro, não tem o conhecimento e o treinamento especializado, mas pode, buscar cursos a respeito. Se você nunca teve as instruções necessárias para prestas os primeiros socorros pode recorrer a internet. É possível encontrar algumas cartilhas, sites e até cursos a distância que orientam os interessados a saberem como agir como socorrer vítimas nos acidentes mais comuns. Para cada tipo de ferimento os cuidados são específicos.
O Espirito de Cristo aconselha: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos Irmãos da fé.”[1] É assim que Cristo prepara você para prestar tanto os primeiros socorros como os primeiros consolos, sim como “bombeiros também da alma, da vida divina” na existência do próximo.
Você pode empregar o seu tempo participando de cursos rápidos de primeiros socorros e também de orientação bíblica para pessoas em crise.
Aproveite para tornar-se útil ao Senhor também assim. Já pensou, você sendo uma benção na vida de outros?
[1] Gálatas 6:9,10 Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.