LIVRA-NOS DE QUE MAL?

Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Protomártires Católicos
    • Dia do Caminhoneiro
      • Dia do Economiário

Você já parou para avaliar qual é o mal maior que pode lhe acontecer? Existem diversas possibilidades de perdas, sofrimentos que levam o ser humano a se desesperar. Não é fácil considerar as inúmeras possibilidades de males que podem acontecer seja a mim, seja a você.

A história da fé cristã ou mesmo dos que já na antiguidade serviam a Deus há inúmeros testemunhos dos que foram mortos por não negarem culto ao único e verdadeiro Deus. Torturas de vários tipos foram utilizados para fazer homens, mulheres negarem a autoridade do único Deus e Seu ungido. Ramos da igreja cristã tem o nome de alguns que deram seu testemunho, isto é, foram martirizados. O significado para palavra mártir vem do grego e significa: “testemunha”[1]

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar incluiu não somente o pão, o perdão, mas também proteção. Então na oração que ensinou aos seus discípulos incluiu esse último pedido em que diz “E não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal..”[2]

E aqui percebamos o que Jesus se refere como o mal. A morte é comum a todos os seres humanos. Jesus diz “…não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”[3] Será que você considera o mal, uma expressão muito pequena diante da realidade da existência humana? Você pode temer a perda de entes queridos ou mesmo da sua própria vida. No entanto Aquele que tem o real poder parece não ser o alvo da nossa atenção. Talvez porque não nos parece tão poderoso ao nos amar. No entanto é Deus Pai, todo soberano e seu Ungido Cristo Jesus são dignos não apenas de amor mas de reverência e temor.

Somente Deus Pai tem o poder de livrar-nos de sua própria ira e juízo. Isso ele faz aos que colocam a fé na pessoa e obra de Cristo Jesus.


[1] Apocalipse 6:9 e 20:4 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

[2] Mateus 6:13 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[3] Mateus 10:28 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?