NÃO NOS DEIXE CAIR NA TENTAÇÃO
- Dia Nacional do Pescador Amador
- Dia do Dublador
- Fogueira de Xangô
- Dia da Telefonista
- Dia do Papa
- Dia da Telefonista
- Fogueira de Xangô
- Dia do Dublador
Na última vez que você comprou frutas ou legumes, você avaliou o produto tomando -o em suas mãos? O que decidiu? Claro, quem não recebeu a orientação de tomar objetos, frutas ou legumes nas mãos para perceber melhor sua consistência e qualidade? Espero um dia ouvir sua experiência em situação assim.
Agora, você sabe identificar, ou reconhecer uma tentação? Uma tentação é, na verdade um teste ao que você acredita, ao que você crê. A fé, na realidade, é a capacidade de avaliar o valor do que está diante de si. Toda e qualquer decisão exige você identificar se é uma tentação ou uma direção segura, A tentação envolve um esforço menor e mais rápido, para alcançar um objetivo. A tentação exige que você não sofra para conseguir o que deseja. Por isso não é fácil encarar uma tentação e resistir a ela.
Ao ensinar seus discípulos a orar o Pai Nosso, Jesus incluiu um pedido que os torna conscientes da realidade: E não nos deixes cair em tentação…”[1] Quando você sofre a tentação corre o risco de cair, de abandonar a graça de Deus Pai. Diante dessa realidade Jesus revela: “… Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir[2]
Por isso identificar a tentação e reagir a ela de modo adequado é a responsabilidade de cada ser humano. Há uma promessa decisiva quanto a esta questão: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar.” [3] Note como o Espirito Santo de Deus revela esta realidade ao discípulo de Cristo Jesus: é possível resistir a tentação por amor a Ele.
- Essa mensagem responde à pergunta: Como você reconhece uma tentação?
- Aplicação para sua vida: O recurso para resistir a tentações é o amor à Deus e o amor de Deus, pela fé de Cristo Jesus.
[1] Lucas 11:4b Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
[2] . Mateus 12:31-32 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[3] 1 Coríntios 10:13 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.