PRODUTIVIDADE CAPITALISTA E A PRODUTIVIDADE DIVINA

PRODUTIVIDADE CAPITALISTA E A PRODUTIVIDADE DIVINA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Produtividade
    • Dia do Advogado Trabalhista
      • Dia Mundial do Refugiado
        • Dia Internacional do Surf
          • Dia do Vigilante

Você avaliou a relação do trabalhador do salário, com o patrão capitalista e mencionado em duas parábolas bíblicas? Essas passagens não definem qualquer diretriz econômica e política para a sociedade. Aquelas parábolas querem refletir o relacionamento entre o ser humano como servo e de Deus e Cristo como Senhor!

Jesus contou a parábola dos três empregados que receberam quantias diferentes do patrão que levava em conta a capacidade produtiva de cada um. O servo que recebeu cinco talentos e o que recebeu dois dobraram esse patrimônio depois de um tempo. Já o servo que recebeu apenas um talento, enterrou esse talento. Quando patrão voltou elogiou os dois primeiros, mas recriminou o terceiro. Com suas alegações de devolver exatamente o que recebeu O servo justificou sua atitude apontando que o patrão era injusto. Acrescentou não tinha direito de exigir resultados onde não investira nada. Com isso negava ter recebido ao menos um talento. Essas calunias foram a sua condenação.[1]

A segunda parábola conta do empregador que contratou gente para trabalhar em sua lavoura em diversos horários de um dia. No momento do pagamento os que trabalharam o dia todo reclamaram por receber o mesmo salário do que aqueles que foram contratados na última hora do expediente. Exigiram receber mais do que haviam combinado com o patrão. Parecia injusta a atitude daquele empregador, no entanto ele pagou o combinado. Os trabalhadores que chegaram por último na vinha, também precisavam sustentar as suas famílias da mesma forma que os que chegaram primeiro. Ele pagou mais a quem trabalhou menos. O prejuízo era dele e não dos empregados. Assim ele agiu generosamente.[2]

Cada talento e oportunidade do ser humano é uma dádiva, é um talento divino e deve ser devidamente administrada. O tempo de conhecimento de Deus dá a mesma recompensa a todos, que é a comunhão divina por Cristo Jesus por toda eternidade.

  • Agora, se você a pergunta: Você conhece a diferença no modo de avaliação do trabalho no capitalismo e no Reino de Cristo Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Os critérios não dizem respeito meramente o tempo e rendimento, mas da necessidade e relacionamento com o próprio Cristo Jesus.

[1] Mateus 25:14-30 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Mateus 20:1-16 Ibidem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?