CRISE SANITÁRIA E O SEU MEDO
- Dia da Marinha Brasileira
- Dia do Educador Sanitário
Esta crise sanitária mundial, o medo da contaminação por algumas doença enche seu coração? A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou seu mais recente conjunto abrangente de Estatísticas Mundiais de Saúde referentes a 2020, primeiro ano da pandemia de COVID-19, que levou a um excesso de mortes estimado em 4,5 milhões de pessoas.[1]
Certa vez Jesus perguntou aos seus discípulos: “Por que tanto medo, homens de pouca fé?”[2] Eles acordaram a Jesus que dormia no barco em que estavam durante uma terrível tempestade. Tudo estava fora de controle. Temiam que o barco afundasse. “Então, levantando-se, Jesus repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.”
Você, agora tem, como aqueles discípulos, dito que crê em Cristo Jesus, mas enfrenta momentos em que o medo tomou conta de seus pensamentos. Todo seu corpo reage. Seu senso de sobrevivência lhe adverte da gravidade dos elementos que ameaçam sua vida aqui e agora. O que você sabe do Senhor Jesus não é suficiente para combater esse pânico que tomou conta de suas emoções e pensamentos.
Aí você, descobre que não tem a fé que pensava ter. No entanto você, recorre ao Jesus que está no seu íntimo, como estava, com os discípulos no barco. Você reconhece a condição de sua fé. Você clama a Jesus. A resposta que Ele tem para você é a mesma: Por qual razão você está com tanto medo? Notou como sua fé é pequena? Ele lembra a você que recebeu todo o poder, nos céus e na terra.[3]
É o próprio Espirito de Cristo que lhe traz a mente “… estou com vocês todos os dias até o final da história. Eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim ainda que morra viverá.”[4] Ele acalma seu espírito e você, com sua mente, acalma suas emoções. Aleluia!
- Essa mensagem responde a pergunta: Como lidar com o medo de contágio nas crises sanitárias?
- Aplicação para sua vida: A certeza que somente Cristo Jesus dá quanto a ressurreição dá ao coração do pecador segurança para viver cada crise da vida.
[1] Genebra, 20 de maio de 2022 (OMS) – https://www.paho.org/pt/noticias/20-5-2022-oms-divulga-novas-estatisticas-mundiais-saude
[2] E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Mateus 8:26 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[3] Mateus 28: 18 Ibidem
[4] João 11: 25 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.