QUANDO A PENITENCIA CORRE NA CONTRA MÃO DA FÉ

QUANDO A PENITENCIA CORRE NA CONTRA MÃO DA FÉ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Você suporta certas situações constrangedoras, humilhantes, vergonhosas como um tipo de castigo por erros cometidos contra Deus PAI? Você está pagando alguma penitência? Você está errando diante da vida, diante dos outros e diante de Deus. Você anda na contra mão do evangelho de Cristo Jesus.

Quando foi traduzida do grego para o latim a expressão “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”[1] recebeu uma versão que no português ficou assim: Penitenciai-vos pois o reino de Deus está próximo.” O significado real é “…reconheçam seus pecados, mudando de atitude colocando sua confiança no evangelho que vos será anunciado” O entendimento popular, influenciado pelo paganismo, as pessoas impunha-se castigos, sacrifícios, para punir a si mesmos e assim pagar pelos seus pecados.[2]

Se alguém percebe como faz da mentira um modo de vida, ao se arrepender precisa começar parar de mentir e começar a dizer a verdade e não subir alguma escada de joelhos ou submeter-se a batismos e rituais similares. Se alguém rouba e está arrependido diante de Deus, precisa parar de roubar e trabalhar a ponto de ajudar outros e não só parar de roubar ou dar, do dinheiro roubado alguma oferta na igreja, ou mesmo aos pobres.

Quando você deixa de tomar atitudes responsáveis e justifica e encobre seus pecados com outras boas ações de falsa humildade você caminha na contra mão do bom senso da fé de Cristo.

A penitencia que Deus quer, consiste em reconhecer o erro diante de Deus Pai  e obedecer ao que Cristo Jesus diz e não inventar sacrifícios para compensar o pecado. A penitencia feita assim é na verdade expressão de incredulidade e não de fé. Obedecer é melhor que fazer sacrifícios. Diante de Deus obedecer a Cristo Jesus é melhor que fazer sacrifícios para encobrir o pecado. É assim que a obediência a Cristo Liberta o ser humano para viver com Deus Pai quer e não escravizado indevidamente a situações e  a pessoas. Você precisa entender essa realidade divina.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Será que você tem suportado situações humilhantes como ser fossem penitências por erros cometidos?
  • Aplicação para sua vida: Por obediência a Cristo é justo suportar certas humilhações, mas obedecer a culpa e sofrer para pagar por pecados isso é desprezar o sacrifício de Cristo Jesus.

[1] Mateus 3:2 João Batista fazia dessa afirmação a preparação para a chegada de Cristo Jesus com o Evangelho. Jesus iniciou seu ministério também com esse anúncio. Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.  .

[2] Ouça a breve explicação do pastor Graconato  a respeito da tradução da palavra “arrependei-vos” em https://fb.watch/ktlYMc51dw/?mibextid=VhDh1V

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?