“TEM CAFÉ? SÓ UM POUQUINHO!”

“TEM CAFÉ? SÓ UM POUQUINHO!”
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo. Leia as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Datilógrafo
    • Dia do Apicultor 
      • Dia do Café 

Hoje tem café? Tem! Tem? Você quer uva? Não, quer café. Deixa tomar um pouquinho, café? Pode? Foi uma sensação nas redes sociais o pedido daquele menininho perguntando aos pais: Hoje tem café? “Deixa” eu tomar um pouquinho? Pode? Ali a criança mostra não apenas a capacidade de escolher, mas demonstra determinação! Sem dúvida isso faz parte do aprendizado humano. Isso começa dentro da familia. Quem assiste esse vídeo completo percebe a atmosfera em que o pai, a mãe e a irmãzinha gêmea do garoto, está a mesa.

O café tem propriedades benéficas e também contra indicações. Como muitas outras escolhas as crianças precisam de ensino, informação, educação. Estimular percepções mais amplas da realidade e acompanhar a maturidade delas.  Você nota como em simples momentos assim a vida infantil com os pais torna-se preciosos para cada um dos envolvidos no contato familiar?

A vida moderna não facilita a convivência da família assim. As pressões de trabalho, os compromissos das mais diversas naturezas podem, com facilidade comprometer esse convívio tão rico e necessário para os pais e seus filhos. É nessa convivência que os pais passam para os filhos, com palavras e atitudes, a percepção do cuidado divino pelas escolhas do ser humano.

Que privilégio participar de uma cena assim. Os próprios pais envolvidos no café com as crianças pela manhã. Se você desejar assistir esse vídeo veja o link nas anotações de rodapé do texto dessa mensagem. Ali verá uma conversa entre pais e filhos bem pequenos. É assim que o ser humano é formado, desenvolve-se. Ele conhece limites, expressa seus desejos, aprende até a negociar. Um diálogo onde se reflete limites, contra ofertas, negociação, frustração momentânea. É nessa atmosfera que Deus planejou a educação dos filhos dentro da familia.[1]


  • Essa mensagem responde à pergunta: O que o simples pedido de um cafezinho de uma criança revela do seu desenvolvimento no ambiente familiar?
  • Aplicação para sua vida: Note a “atmosfera” familiar onde os pedidos, sugestões e negociações contribuem para o desenvolvimento de uma criança, quanto mais de um jovem e adultos.

[1] Veja o video mais completo no link https://www.youtube.com/watch?v=wLYfzcQgScw

[2] “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” Deuteronômio 6:6-9 O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?